Qual a importância da suspensão no carro? Ela vai desde o conforto até a segurança viária. Antes de mais nada, a gente tem que saber como ela age e quais são seus componentes. Desde que a gente entre em um carro, mesmo se ele ficar no mesmo lugar, você já está tendo uso da suspensão. Todas as vezes que se põe ou se tira qualquer peso do carro ele faz uso deste recurso. Agora chegou a hora da gente saber melhor sobre este recurso que o carro tem e que a gente não lembra dele no dia a dia. Apenas usa e sabe que há e sente a maciez que ele dá quando a gente já está na pista.
O que compõe a suspensão?
Em primeiro lugar, a gente vai saber quais são os principais componentes, a fim de ver qual a importância da suspensão no carro. Primeiramente vamos ver as peças mais comuns, que estão em todos os carros. Então vamos começar pela que todos já sabem que tem, ou seja, as molas. Todas as vezes que há uma pressão para baixo, dada quando a gente entra ou põe coisas extras, a gente pode sentir que o carro baixa um pouco mais. Isso se dá pelo fato deste componente que há entre o eixo e o chassis do carro. Geralmente ela tem a forma que a gente já pensa em uma mola, ou seja, uma espiral. Todavia há, também, um outro tipo, que usa lâminas de aço postas umas sobre as outras, mais vistas em pick-ups e carros de carga.
Sobretudo, função delas é deixar o veículo mais macio diante de tudo que varia no piso. Assim sendo, se há uma lombada ou um desnível na rua, a mola compensa isso, sempre de forma a manter as rodas no chão. Do contrário os pneus iriam sempre perder a aderência a cada ponto que fosse mais alto ou mais baixo que o nível do solo onde o carro está ou passa. Em contrapartida, elas têm um raio de ação. Logo há casos em que elas não bastam para isso, pois o desnível pode passar do limite delas, e a roda, ainda que com a ação das molas, pode ficar no ar. No entanto, sem elas, isso seria sempre, a toda hora. Isso faria a roda girar em falso e o carro não sairia do lugar a cada pequeno desnível no piso, pois patinaria e ele não iria sair do ponto.
Outros componentes da suspensão
Mas, qual a importância da suspensão no carro? De antemão a gente viu que é dar maior maciez ao uso do carro. Esta é a parte da mola, que é a primeira parte que a gente viu. Juntamente com a mola há uma outra peça que age com ela. Agora que a gente já viu a primeira peça, é hora de ver uma outra tão importante quanto a primeira. Depois da ação da mola há os amortecedores. Sua função é, também, dar maior maciez ao conjunto. Enquanto a mola faz o carro “subir e descer” diante de cada variação no piso, a função do amortecedor é fazer cessar esse movimento, para não deixar que o carro vire uma gangorra que nunca para. Ao mesmo tempo que torna o carro mais macio, também o deixa muito mais seguro, pois impede que a ação da mola seja infinita.
Para a gente entender melhor qual a importância da suspensão no carro, vamos ver como é a parte dos amortecedores. Logo após a ação das molas, eles agem, e sua ação serve para deixar o sistema mais seguro. De acordo com seu nome, ele “amortece” os impactos que a mola toma. Ao passo que a mola deixa o carro ir e vir de um lado para o outro, ele não deixa o veículo balançar “para sempre”. Desta forma, dá um limite a este mover do chassis dado pela ação da mola. Do contrário, sem sua ação, em todas as curvas o carro iria tombar muito mais para o lado de fora da pista. Em outras palavras, iria ter um risco do carro tombar a cada curva sem sua ação. Isso sem falar no que a gente iria sentir de medo na hora!
O que mais influencia na importância da suspensão no carro?
Enquanto a gente vai vendo qual a importância da suspensão no carro, a gente, também, passa a saber que há uma lista de peças que compõem este sistema. Apesar da lista ser grande, tendo, ainda, os Pneus, Braço oscilante, Buchas de borracha, Pivô, Coxim e a Barra estabilizadora, estes dois são os que mais geram o conforto que a gente sente no carro. Todas as demais são um tipo de ponto para fixar as duas primeiras peças, e agem junto com elas, dando muito mais segurança ao veículo. Nesse meio tempo vale lembrar que os pneus têm que estar, sempre, na pressão certa para poder fazer certo a sua parte.
Necessidade de troca das peças
Agora que a gente sabe um pouco mais sobre qual a importância da suspensão no carro, vamos ver que elas têm um tempo de vida útil também. Nesse sentido, tanto as molas quanto todos as outras peças perdem seu poder de ação com o uso. Assim sendo, quando elas param de cumprir sua missão, toda a segurança do carro fica comprometida. Como resultado o carro pode capotar em uma simples curva na estrada. Portanto é vital uma revisão de tempos em tempos para checar a saúde de cada componente da suspensão do carro.