Quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar?

Quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar?

À primeira vista, quando a gente sai de casa, não pensa em quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar. Então a gente não olha muito bem por quais ruas vai passar ou o que está à nossa frente. Todavia é uma coisa vital para nosso carro prestar atenção neste ponto. Desde que a gente põe o carro para andar, os pneus já estão tendo todo o impacto do solo. Assim sendo, cada buraco causa uma pancada nova nesta parte do nosso carro, que sofre com isso. Mas há dicas que podem ser úteis para poupar nossos pneus.

Quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar quando andamos rápido?

Conforme já vimos em outro post neste blog, os pneus têm várias partes, com diferentes materiais. Logo, há uma função para cada uma delas. Ao passo que a gente entende melhor quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar, a gente também aprende a buscar um trecho melhor para nossas viagens do dia a dia. Frequentemente a gente tem opções à nossa frente às quais nem sempre damos o valor que temos que dar. Assim como quanto mais rápido a gente vai, maior é o impacto que a gente gera no pneu ao passar por um buraco. Ou seja, quanto mais tiver na rua, menos a gente deve correr.

Neste post a gente vai saber o que mais afeta no pneu cada vez que a gente passa muito forte por um buraco na rua. Logo após a gente vai passar a pensar mais sobre por onde passar para evitar tais danos.
Em primeiro lugar, o pneu é a parte que mais sofre porque é a que faz o meio entre o carro e a pista. Em seguida a banda de rodagem, que é de material elástico, é a primeira a sentir tais fatos. Ela tem a função de absorver todas as imperfeições do solo. No entanto não é feita para passar de um certo ponto nesta tão árdua tarefa. Nela há, além da borracha, cintas de aço para dar a forma que o pneu tem. Desse modo, ele passa a amassar com as idas e vindas que os buracos causam. Como resultado estas cintas de aço podem se romper e criar calombos no pneu, o qual passa a correr riscos. Ou seja, torna a banda de rodagem como uma área de risco. Assim sendo, este dano faz com que se tenha que trocar o pneu tão logo se possa.

Buracos Causam Risco do Pneu se Deformar

Sempre que a gente olha melhor para quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar, a gente lembra, também, do lado do pneu. Um que seja mais fundo pode gerar “ovos” no lado do pneu. Tal qual a banda de rodagem, esta parte também tem cintas de aço em sua liga. São elas que dão a forma ideal para o pneu. Sempre que elas se rompem o carro passa a mostrar que não está mais tão firme quanto antes, pois passa a tremer. Agora que a gente tratou deste efeito, quando é no “piso” do pneu também temos isso. Imediatamente após estes ovos no lado ou no piso do pneu a gente nota que ele perde o “balanceio”. Por exemplo do que temos, quanto mais a gente corre, mais a gente sente que o carro passa a tremer, e cada vez mais.

Juntamente com estes danos ao piso e ao lado do pneu, também pode haver danos a outras partes. Da mesma forma que o piso e o lado, também tem o talão, que liga o pneu à roda. Esta parte também tem cintas de aço para ajudar a fixar melhor no aro. Por vezes o impacto com o buraco é tão forte que pode chegar até esta parte. Ocasionalmente o talão também pode se romper. Neste sentido ele vai, aos poucos, deixar o pneu vazio, até que se sinta o volante mais duro para guiar. Além disso pode ser que o pneu não seja capaz de fazer uma de suas grandes funções, que é proteger o aro da roda. Dessa forma a gente pode perder não só o pneu, mas também uma roda.

Como se proteger dos danos ao pneu que uma rua esburacada pode causar?

Agora temos uma missão nada fácil. Logo depois da gente saber quais danos ao pneu uma rua esburacada pode causar, é a vez de saber burlar estes riscos. De antemão a gente fala sobre as poças d´água. Não dá para saber o que tem nelas, então a dica é, sempre que der, não passar dentro delas. Isso porque ali pode ter um buraco que não dá para ver. Em seguida, a dica é quanto a calibrar o pneu na pressão certa. Assim, se ele está mais vazio, pode gerar mais dano ao aro. Em contrapartida, se ficar muito cheio, fica mais duro do que tem que ser e não absorve da forma certa os impactos, o que pode fazer com que os danos cheguem de forma mais fácil. Em suma, tente ver, antes, uma linha imaginária por onde o pneu vai passar. E o que tem nela.

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