Os freios do carro têm que estar em nossa lista para checar. Quando a gente entra no carro e sai não pensa muito nas coisas que estão por nos manter seguros. Assim a gente só pensa em chegar ao lugar em que marcou antes de sair de casa. Raramente a gente lembra de fazer uma volta no carro para ver o que está bom ou que tem que rever. Por exemplo se os pneus estão cheios, entre outras coisas. Agora quando a gente vai fazer uma viagem mais longa é que a gente lembra de coisas como estas. Também é quando a gente olha a água. Mas ainda tem outras partes para rever, como o óleo, o freio, se a suspensão está boa, se está tudo justo, vidros e luzes. Todavia tem uma parte que é super válido olhar, que são os freios.
Os dois freios do carro
Os dois tipos de freios do carro agem nas rodas, mas não ao mesmo tempo. Primeiramente a gente fala do freio de mão, que é quando o carro estaciona em algum lugar. Desse modo é quando a gente puxa uma alavanca, porém, nos mais modernos ele é a partir de um botão no painel. Este freio também se chama freio de estacionamento. Atualmente é a partir de um cabo, ligado a uma alavanca, que a gente puxa e trava as rodas de trás. Mas nos novos ele é eletrônico, pois basta tocar em um botão que ele já está em uso. O melhor desse novo jeito é que ele sabe quando frear e quando deixar o carro solto de novo. Mas, quando chega na roda, os dois são iguais. Igualmente agem a partir de partes que travam a roda como uma pinça ou como uma sapata.
Agora vamos falar sobre os freios do carro como sendo dois. Assim como o freio de mão, a gente tem o freio de pedal. Este é o freio que age nas rodas a partir de quando a gente pisa em um pedal. Logo esta peça faz um óleo descer por uns “canos” e empurrar umas pinças sobre um disco que trava as rodas. No entanto ele também reduz a velocidade para parar um carro aos poucos ou para correr menos. Assim a gente fica bem mais tranquilo na hora de parar em um sinal ou entrar em uma rua ou até mesmo parar de vez. Mas nem sempre a gente lembra de olhar se ele está bem. Rever esta parte também é muito importante, pois nossa vida pode estar sobre suas funções.
Conhecendo melhor os dois tipos
Em primeiro lugar quando a gente falou sofre os freios do carro a gente citou o freio de mão. Geralmente este tem o sistema que a gente chama de tambor. Isso porque ele fica dentro de uma peça como um tambor. Então ele possui duas partes que apertam a roda quando a gente puxa a alavanca, ou toca no botão, e que param o carro por total. Logo este não é para a gente usar quando se está pelas ruas, dirigindo, mas para quando se quer parar o carro e ficar ali mais tempo. Sua função é agir de uma vez só sobre as rodas e travar o carro no lugar que a gente optou para deixar nosso veículo. Como age pouco, sendo que a gente o usa bem menos que o outro, este dura muito mais. Logo não precisa trocar em pouco tempo, mas conforme o manual do carro.
Em contrapartida temos o outro tipo. Os freios do carro também usam um pedal para parar o veículo aos poucos. Ou seja, tem um tipo de freio para cada função que a gente quer na hora de fazer o carro parar ou andar menos. Este sistema age a partir da pressão no pedal e faz com que duas pinças peguem um disco junto à roda. Em seguida estas duas pinças agem sobre duas pastilhas e são elas que seguram estes discos. Conforme a pressão dada no pedal é que ela reduz ou para o carro naquela hora. Dessa forma a função deste freio não é a mesma do freio de mão. Além disso, por ter esta função, ele se torna o que a gente mais usa, o tempo todo que está nas ruas. Como resultado é o tipo que a gente mais gasta.
Momento de revisão dos freios
Antes de tudo temos que saber que temos que trocar as peças dos freios do carro de tempos em tempos. Para isso temos que levar a uma oficina para ver como estão as peças. O mecânico levanta o carro e mede o tamanho de cada pastilha ou da lona para ver se ainda está boa ou se chegou a hora dela. Afinal desta ação vem o confiar ou não nos sistemas de freios do carro. Em suma a gente não quer ter que pensar nisso na hora de parar, não é mesmo? Logo é muito melhor agir antes para deixar tudo pronto para a gente pegar a estrada e só pensar em ser feliz na hora de viajar.