Os amortecedores do carro são parte da suspensão. Logo eles também agem para manter o carro na pista e sob controle. Bem como agem junto com os freios, de forma a manter os pneus sempre com o melhor contato com o solo. Mas eles também têm um tempo de vida útil. Ou seja, também fazem parte da lista de peças que temos que trocar de tempos em tempos. Antes de mais nada temos que fazer a revisão deste item sempre que puder. Principalmente antes de a gente pegar uma estrada para fazer uma grande viagem. Afinal é para levar as vidas que mais valem para nós dentro de nossos carros. Assim sendo, a gente sempre quer que nossa viagem seja feita só de alegrias e boas lembranças de cada lugar onde a gente for.
Os Amortecedores do Carro Ajudam na Estabilidade
Os amortecedores do carro ajudam a manter o carro estável na pista. Sobretudo porque sua função é fazer com que as molas façam sua parte da melhor forma possível. De acordo com esta visão, eles agem de forma a evitar que a ação das molas faça o carro quicar quando passa por algum buraco ou lombada. Este é o motivo de seu nome. Logo após as molas darem o sinal, de forma a baixar ou levantar, os amortecedores entram em ação para inibir o vai-e-vem das molas sem parar. Em suma, geram mais conforto para sua viagem. Sua forma de agir, na maior parte dos modelos, é com um fluído que passa de uma câmara para outra. Dessa forma há um ciclo para o fluído passar, o que gera um “bloqueio” do movimento contínuo das molas.
Em suma, quando o fluído tem que passar de um lugar para o outro ele faz as molas agirem só quando tem que ser. Isso porque esta pressão do fluído é capaz de fazer um efeito mais estável que as molas para manter o carro sempre em linha com o piso. Bem como deixar o freio mais eficaz, pois dá o apoio que o carro tem que ter na hora de parar. Principalmente quando esta freada é brusca. Depois que a gente pisa no freio a inércia da parte de trás a joga para cima, ao passo que a parte da frente tende a ir para baixo. Este ato gera mais pressão sobre o sistema de suspensão. E é justo aí que entram os amortecedores do carro. Pouco depois que esta pressão é feita eles forçam o equilíbrio, dando um tipo de “limite” à ação das molas.
Tipos de Amortecedores
Agora que a gente já tem uma ideia de como os amortecedores do carro agem, vamos ver um pouco mais sobre o que eles têm dentro. Em primeiro lugar a gente tem que lembrar que tem que ter algo dentro deles para que esta ação possa haver. Sob este mesmo ponto de vista, ter alguma coisa dentro deles é que faz com que esta ação possa fazer sua função da melhor forma. Ou seja, ele tem que ser capaz de parar o que as molas fazem quando findam sua parte. Para isso eles tem que ter um fluído ou um gás por dentro para que seja possível amortecer um impacto que o carro sofra. Em contrapartida as molas têm que ser livres, pois sua função é outra dentro deste grupo de peças que a gente chama de suspensão do carro.
Apesar disso, estas duas peças agem sempre juntas. Sobretudo porque a função delas que mais importa é manter as rodas sempre bem em contato com o solo. Assim os amortecedores são feitos com um tipo de óleo (fluído) ou a base de gás nitrogênio, que é posto sob pressão nas partes “ocas” da peça. Em suma estes são os dois tipos: temos os que são a fluído e os que são a gás. Cada um é melhor em um tipo de carro. No entanto ambos fazem um bom papel para deixar o carro mais seguro na pista. Quando as molas ou os amortecedores do carro já não mais estão bons, há sinais que a gente pode notar de forma bem fácil.
Quando fazer a troca
A gente tem que trocar os amortecedores do carro de tempos em tempos. Todavia não têm uma regra fixa para a gente citar. Sempre vai ser de acordo com o uso que se faz do carro. Quando se anda muito fora de estrada, por vias de terra, isso faz com que a gente tenha que trocar em um prazo mais curto. Ainda mais quando estas vias são cheias de buracos! Quanto mais se exige da peça, quanto mais se repete a ação, mais cedo temos que fazer a troca. Em contrapartida, quando a gente só roda por ruas boas, novas, o tempo de vida útil deles será muito maior do que quando se olha para o caso anterior.
No geral a troca média se dá em torno de 60 a 80 mil km. Mas sempre temos que ficar de olho nas condições acima. Bem como no peso que se leva no carro. Não há uma regra de km ou tempo fixa. No entanto o seu carro pode ter que trocar esta peça em um prazo bem menor que esta média. Ou, talvez, maior. Para saber a hora certa da troca tem que fazer uma análise em uma oficina que a gente possa confiar. Pelo menos a cada 50 mil km. Afinal a gente está falando de uma peça que faz toda diferença na segurança do nosso carro!