Será que todos que guiam seus veículos pelas ruas sabem sobre amortecedor e mola e qual a importância no carro? Talvez a gente tenha que lembrar de vez em quando sobre este tema. Principalmente porque, em geral, eles duram muito mais do que as outras peças e nem sempre a gente sente quando estão para vencer. Afinal, todas as peças do carro possuem um prazo de vida útil e, com eles, é igual. Assim sendo, vamos ver um pouco sobre o que cada um faz, sua função e quando não estão bons. Também vamos ver como a gente pode ver a hora de trocar ou de rever e testar para saber se ainda nos deixam seguros.
Molas – principal função
Sempre que a gente fala sobre amortecedor e mola e qual a importância no carro, a gente deve partir da função de cada um deles à parte. Logo após a gente junta as peças e mostra que eles agem sempre juntos. Dessa forma um sem o outro não cumpre bem suas funções. Todavia a gente trata um de cada vez para ver melhor como é esta dupla em ação. Antes de mais nada temos que saber que suas funções são uma em razão da outra e, juntas, em razão de deixar o carro mais seguro e com mais conforto para quem o usa no dia-a-dia, seja para viagem curta, seja para viagem longa. Nenhum deles pode estar com prazo de vida útil vencido.
Em primeiro lugar a mola serve para manter as rodas do carro junto ao piso, sempre com cada uma das quatro por igual. Eles fazem com que o peso do conjunto fique mais macio sobre os eixos. As molas ficam ao redor ou ao lado do amortecedor e duram anos. Sua função principal é corrigir as diferenças de níveis da pista onde o carro passa ou para. Também serve para deixar o carro mais macio quando andar. Além disso ela reduz o esforço sobre os eixos quando o carro pesa mais. Bem como absorve as batidas que a roda leva para não passar impacto muito forte para o carro. Assim sendo, quanto mais macia for a mola, maior será o conforto. Todavia ela também age para estabilizar o carro nas curvas. Nesse sentido ela não pode ser macia demais, mas há um calibre certo para cada carro.
Amortecedor – funções principais
Uma vez que a gente trata do tema amortecedor e mola e qual a importância no carro, vamos falar do que menos dura nesta dupla. Desse modo a gente cita o amortecedor, uma peça que age junto com as molas, justo para deixar o carro mais estável quando passa por qualquer piso que não seja plano, ainda que só uma parte dele. Em outras palavras, a gente fala dos buracos e outras coisas que podem ficar na frente dos pneus. Sem esta peça a mola não pode fazer sua parte como deve sem deixar o carro em risco. Ou seja, só com as molas não dá passar por cada piso e tudo que varia nele sem que as rodas percam parte do contato com o solo. Como resultado, a gente vê o carro fazer um movimento muito mais longo de vai e vem das molas.
Ao mesmo tempo que a gente sabe que tem que trocar as molas quando o carro fica mais baixo, também tem sinais para a troca dos amortecedores. Desde que a gente saiba como eles agem, fica mais fácil sentir quando não estão bons. Conforme a peça vai perdendo sua função, a gente sente que o carro balança mais tempo após cada curva ou impacto com o solo. Assim que passa por um buraco ou quebra-molas ele não para logo e ainda balança por um tempo maior do que o normal. Um teste muito usado é parar o carro e forçar para baixo, com todo o seu peso, e largar logo para ver se para o efeito das molas ou se não. Todavia o ideal é levar a uma oficina para fazer o teste. De acordo com o manual de cada carro há um tempo para isso.
Amortecedor e Mola – qual a importância no carro
Agora que a gente já sabe como cada um age, fica mais fácil ver o amortecedor e mola e qual a importância no carro no dia-a-dia. Olhar se há manchas de óleo no corpo do amortecedor também ajuda a ver se está na hora de trocar. Ao passo que alguns sons que a gente ouve e que não são comuns no carro também podem ser dicas para rever as duas peças. Por exemplo, a mola range ou solta ruídos que lembram um assobio. Elas podem ressecar e fazer isso ou até mesmo empenar. Tanto a mola quanto o amortecedor podem sofrer este tipo de dano. Se isso acontecer a segurança do carro pode estar em risco. Portanto, qualquer sombra de dúvida o melhor a fazer é procurar uma oficina e ver como estão cada peça. Afinal, é sua vida que está em cima deles.