Antes de mais nada, talvez não se saiba muito bem a importância da troca de óleo do motor do carro. Em princípio, parece que não se presta atenção neste fato. Todavia o óleo do motor é vital para o carro em muito mais que se possa pensar. Desta forma, vamos ver um pouco mais sobre o fluído que vai dentro do motor do carro e que serve muito mais do que um simples óleo, mas que mantém vivo o coração do seu carro.
A Limpeza do Sistema e o Óleo do Motor
Em primeiro lugar, vamos ligar a importância da troca de óleo à função de limpar o motor. Em outras palavras, ele tem uma função que não é muito popular na hora que se fala do óleo. Sempre que se liga o carro, há muitos atritos entre as peças de dentro do bloco do motor. Como resultado, sempre há sobra de micro-partículas que se soltam das mesmas peças, após o atrito entre elas. Logo, elas entram nos dutos do bloco e da parte de cima e os deixam mais sujos. Então uma de suas funções é levar estes restos, mesmo sendo micros, para a parte de baixo, onde há um bojo para guardar, que é o cárter. Logo, há que se ver que ele tem que passar por um filtro para não voltar sujo para os mesmos dutos. Dessa forma temos o filtro de óleo para esta função.
Agora temos mais um elemento: o filtro do óleo. Ao mesmo tempo que a gente tem que lembrar de trocar o óleo, o filtro também tem que trocar nas mesmas vezes. Portanto, se não fizer esta troca, o óleo novo já fica, em parte, sujo, assim que se liga o carro, pois o óleo que fica no filtro antigo já contamina logo o que a gente botou. Sob o mesmo ponto de vista, a troca de ambos tem que ser feita no mesmo tempo, para que se tenha o melhor do novo óleo ao dispor do motor. Ao contrário do que se podia pensar, a gente dá início com uma função que poucos sabem sobre o ‘óleo do cárter’. Desde já a Fator Pneus pensa que quanto mais seu cliente sabe, melhor ele cuida de seu carro. Por isso a gente fala sobre coisas que quase ninguém fala.
A Temperatura e a Troca de Óleo
Em seguida a gente fala sobre a importância da troca de óleo e o controle da temperatura do motor. Sempre que se fala deste tema a gente pensa no radiador como a parte que faz esta função. Todavia o óleo é parte integrante também aqui. Ao passo que sua troca por um óleo novo, com sua capacidade renovada, também ajuda a manter o motor no ponto ideal de calor. Antes que se pense que basta ter o óleo para fazer esta parte, a gente lembra que ele tem características químicas que tem prazo de vida útil. Ou seja, quanto mais velho, menos ele pode fazer sua função na hora de manter o motor dentro do calor ideal. Além disso, quanto mais sujo (por isso a gente partiu deste tema), mais partes de metal ele tem em sua composição, o que gera mais calor.
Em síntese, se a gente não troca o óleo no tempo certo, o motor pode fundir por ficar muito mais quente. Às vezes a gente acha que o sistema do radiador basta para isso não acontecer, mais não basta. Nesse sentido ele passa a ser mais um a gerar calor, ao invés de ajudar a esfriar o bloco do motor. Assim sendo, a importância da troca de óleo se mostra muito mais do que possa parecer à primeira vista. Afinal, todos sabem o que pode vir após o motor ficar mais quente do que aquilo para que foi feito no projeto. Um incêndio é algo que ninguém quer ver acontecer com seu bem. Logo, cuidar para que isso não venha a ser um caso em nosso carro também tem tudo a ver com a troca do óleo. Agora a gente sabe mais uma função dele para o motor.
O Motivo Principal Sobre a Importância da Troca de Óleo
Juntamente com tudo que já foi dito acima, a importância da troca de óleo também vem na hora de manter o motor lubrificado. Por dentro do bloco há muitas peças de metal (ferro, aço, alumínio, etc.) que se “roçam” o tempo todo. Portanto, se não houver o óleo, as peças não se movem como devem. Para que possam deslizar umas sobre as outras é que se aplica o óleo. Sua principal função é manter estes movimentos de peças dentro do motor. Ou seja, sem o óleo o motor trava. Acima de tudo, aqui, temos que falar sobre a vida útil do óleo. Para isso vamos ver os três tipos que há:
- Mineral
- Semi-sintético
- Sintético
Cada um deles tem um tempo em que faz sua função de forma eficaz. O mineral é o que a gente tem que trocar no menor tempo. Ao passo que o sintético é o que dura mais. E este prazo é dado pelo fabricante, com base na matéria prima de cada um. Por analogia, não fazer a troca é o mesmo que condenar o motor de seu carro “à morte”.