À primeira vista, a pergunta se consertar pneu em borracheiro perde a garantia pode estar em muito mais pessoas do que a gente pense. De antemão se pode dizer que até entre os técnicos pode haver esta questão. Todavia não parece ser tão simples saber o certo a se fazer. Logo, saber quais são as Leis e as regras que há em nosso país faz toda a diferença nesta hora. Afinal, tudo segue a uma norma que nos diz o que pode e o que não se pode fazer. Mesmo em caso dos pneus com furos. Enfim, segue mais uma questão que a Fator Pneus vai deixar claro para você.
Quando o Pneu Precisa de Reparo?
Todas as vezes que se tem esta questão, a resposta pode até parecer óbvia, mas nem sempre o é. Tal qual o caso do tema central deste post, sempre há dúvidas sobre o que se pode e o que não se pode fazer no pneu. Logo, esta é também uma das questões para a qual uma simples resposta pode não existir. Da mesma forma como temos a dúvida sobre se consertar pneu em borracheiro perde a garantia, também o temos se o furo pode ser reparado. Afinal, o preço dos pneus nos faz voltar para uma busca que não seja tão cara para poder rodar com o mesmo pneu. Ou seja, quanto mais tempo ele puder rodar, mesmo após um furo, menos se gasta no carro. Além disso, a gente ouve o tempo todo que o furo no pneu tem jeito simples.
Bem como a dúvida sobre se consertar pneu em borracheiro perde a garantia, também temos sobre a confiança no reparo. Em outras palavras, tanto quanto a garantia de quem nos vendeu, também se quer confiar no reparo feito. Sob o mesmo ponto de vista, assim como um simples furo que pode deixar o pneu vazio durante a viagem, deve poder ser reparado com segurança. Desde que isso seja possível, não vale a pena trocar uma peça tão cara a cada vez que se passa por um prego, não é mesmo? Logo, a resposta é que sempre que houver um furo na banda de rodagem ele precisa de um reparo. E ele pode ser feito, desde que siga as normas da ABNT para se manter seguro. Nelas há um limite para isso de acordo com o tipo e o uso do pneu.
Afinal, Consertar Pneu em Borracheiro Perde a Garantia ou Não?
À primeira vista, quando se olha para as Normas e se tem a questão sobre se consertar pneu em borracheiro perde a garantia, a resposta não é tão fácil. Em primeiro lugar, temos que saber que a Norma ABNT NBR NM 225/2000 trata muito mais de reforma. Desta forma, quanto ao reparo, fica muito mais nas mãos das regras de quem fabrica. Neste sentido alguns mantém, desde que sigam esta norma. Em contrapartida, outros lançam sobre o reparador a nova garantia. Desde que se siga a regra, este pode ser o novo garantidor do pneu que ainda vai rodar no seu carro mais tempo. Assim como a gente busca uma marca que se possa confiar, na hora de buscar tapar um furo também temos que olhar para isso. Para este fim há duas formas de se resolver o caso que um simples prego causa.
De antemão, não se pode dizer que consertar pneu em borracheiro perde a garantia. De acordo com as regras ABNT, quando há a ação do prego capaz de vazar todas as partes do pneu, isso já basta para esta perda. Ou seja, não é o conserto que gera isso, mas o fato de não ser um vício de fabricação. Logo, o ter um furo ou um rasgo no pneu é o que gera a perda da garantia, e não a ação do borracheiro. No entanto, quando se segue a Norma acima, pode ser que a garantia, por escrito, do seu pneu ainda possa se manter. Todavia, vias de regra, não é normal se achar esta concessão nestes textos. Assim sendo, já temos a resposta para a questão que abre este post. Ou seja, a fábrica já não mais se liga ao pneu que sofreu dano após o uso.
Consertar Pneu em Borracheiro Perde a Garantia por Completo?
Ainda sobra mais questões mesmo depois de todo o texto que lemos. Afinal, se consertar pneu em borracheiro perde a garantia por completo, para que a regra? Tanto quanto se faz uma garantia de fábrica sobre o pneu, também se faz sobre quem tapa o furo. Dessa forma a garantia pula de uma mão para a outra. Bem como a norma cita um limite e furos para cada tipo de pneu. Enfim, o limite em um pneu radial é de 10mm por furo e não pode passar de dois. Mais do que isso o pneu já não mais pode ser visto como seguro. Além disso só deve ser feito o que se chama de “manchão”, para não gerar dano ainda maior na banda de rodagem do pneu.