Desde já a gente vai frisar a importância de manter molas e amortecedores em bom estado. Antes que se dê qualquer outra razão para isso, temos que lembrar que eles estão na base do carro. Em outras palavras, todo o peso e toda a segurança estão sobre eles. Contudo nem sempre nos damos conta de olhar como está o prazo ou o tempo de vida destes itens. Também vale citar que eles têm prazo de vida útil e que este pode ser até menor do que a média que se ouve dos outros donos de veículos tipo o nosso. Ou seja, cada um tem seu tempo, conforme cada motorista usa ou onde passa com seu carro.
Como saber se temos as molas e amortecedores em bom estado?
Em primeiro lugar, há alguns testes que podem ser feitos pelo próprio dono. Todavia eles não são 100%, pois pode haver outros pontos que mostram que é hora de fazer a troca. Ao mesmo tempo que a gente passa a saber cada vez mais sobre como é cada parte do veículo, fica mais fácil entender o porquê de olhar estes detalhes. Então, saber como cada um deles age, o que faz, é primordial para que se possa notar quando não estão mais sendo da forma que têm que ser. Neste sentido, o amortecedor virá na frente, uma vez que é o primeiro a fazer a diferença. Logo, vamos ver onde fica, para que serve. Também o que faz e quando não é mais visto como capaz de cumprir sua função. Assim também a gente vai fazer, depois, com as molas. Então, a resposta é conhecendo cada um deles.
Temos como perceber, nós mesmos, se as molas e amortecedores estão em bom estado?
De antemão a gente diz que sim, dá para perceber se as molas e amortecedores estão em bom estado. Todas as vezes que a gente fizer esta pergunta, temos que partir do ponto de que já se sabe para que serve cada um deles. Semelhantemente o quanto cada um dura em meses ou roda em km na média. Em seguida temos uma coisa que pode até ser vista como nova, mas que já se ouviu em algum lugar antes. Sempre que eles estão além dos 60 mil km é hora de fazer uma vistoria. Por vezes este é o limite que os amortecedores rodam. Por outro lado, por onde se passa e quanto de peso se leva no dia a dia também pode mudar este tempo. Frequentemente, quando se passa por ruas sem asfalto este limite tende a ser bem mais curto.
Dá para fazer algum teste em casa?
Por vezes um teste bem simples pode dizer muito sobre os amortecedores. Ocasionalmente se ouve um som como que de uma água que bate dentro de algum frasco na parte de trás do carro. Este é uma marca de que está na hora de trocar os amortecedores. Todavia há testes que se pode fazer bem mais simples. Por exemplo, com o carro no nível, vazio, sem ligar e com o freio de mão puxado, pressionar umas três vezes para baixo com força e soltar rápido. Este teste serve para mostrar se os amortecedores ainda cumprem sua função principal. Em seguida olhar se ele vai parar rápido de balançar ou não. Se não parar logo o vai e vem é hora de trocar as peças. Do mesmo modo que se fizer na parte de trás também deve ser na parte da frente, um por um.
Similarmente dá para fazer com as molas também. Ou seja, o mesmo teste que mostra uma coisa também pode mostrar outra. Quando a gente faz este teste dá para notar se ele desce macio. Além disso dá para ver se quando está vazio a frente e a parte de trás estão no mesmo nível. Ao passo que uma frente mais alta que a de trás passa a senha de que a mola de trás está “cansada” e já não sustem mais o carro. Dessa forma é hora de trocar também as molas se isto for o resultado. Da mesma forma, com o olhar, se um lado do carro está mais baixo que o outro, sempre com ele vazio e no nível, também mostra a hora de fazer a troca das molas. Antes de fazer estes testes temos que ter certeza de que o carro está vazio e no nível.
Ao saber que as molas e amortecedores estão em bom estado estamos tranquilos
Por último podemos seguir a ideia de que ao saber que as molas e amortecedores estão em bom estado a gente pode ficar tranquilo. Isso porque estas que estão entre as principais peças da suspensão do carro, que envolvem a segurança do veículo, já dão, junto com o freio e o pneu, quase toda a garantia de uma viagem segura e tranquila de ida e volta para o nosso passeio. Mas vale lembrar que uma ida a uma oficina para fazer a revisão é algo indispensável.