Pneus têm data de validade

Pneus têm data de validade

Primeiramente vamos ver que os pneus têm data de validade. Talvez essa seja uma das coisas que a gente não pense, que é sobre o prazo de vida útil de um pneu. Todavia eles têm, sim, uma data de validade que é dado pela fábrica. Ao contrário do que muita gente pensa, não basta olhar o estado de conservação deste item para que o mesmo esteja pronto para uso e para a gente poder confiar nele. Em outras palavras, não se pode usar um pneu “para sempre”, mas só dentro deste prazo. Antes de tudo temos que saber onde a gente acha esta data no próprio pneu. Desde já temos que saber como isso funciona para a gente poder comprar um pneu dentro do prazo, para nos deixar mais seguros ao rodar pelas ruas e estradas deste nosso Brasil.

Pneus trazem várias Marcas de Identificação

Os pneus trazem muitas informações em seu bojo. Agora que já vimos que os pneus têm data de validade, a gente vai saber onde a achar no próprio pneu. De antemão temos que saber um pouco mais sobre este item sobre o qual a gente coloca a nossa própria vida. Já pensou sobre isso? A gente confia tanto neles que não lembra que eles estão lá quando a gente está em altas velocidades. Semelhantemente a gente não lembra, também, que eles têm limite de velocidade e de peso. Desta forma, o lado dele nos mostra muitas coisas sobre o que a gente tem sob nossos carros. Além disso, os limites de uso a que eles podem chegar, quanto a ser mais veloz, pegar mais peso, etc. Mas vamos ver tudo isso neste texto sobre os prazos de vida útil dos pneus.

De acordo com os dados acima, quando a gente olha para o lado do pneu há um texto que chama nossos olhos. Por exemplo, vamos pegar esta marca: 175/70 R15 82T. Logo após a gente vai ver que:

  • 175 é a largura da banda de rodagem;
  • 70 é o perfil, ou seja, a “altura” do pneu entre o aro e o chão;
  • R quer dizer que ele é radial, que tem aço em sua estrutura;
  • 15 é o raio da roda onde ele se encaixa;
  • 82 é o índice de carga, que é o peso que ele pode suportar quando está cheio da forma certa. Dessa maneira, este leva até 475kg;
  • T é a letra que diz até que ele pode rodar até 190km/h.

O DOT: marca que traz a Validade dos Pneus

Além disso há outras marcas que nos dizem muito mais sobre o pneu. Acima de tudo está, para este texto, o ponto que diz o prazo de vida útil do composto. Ou seja, onde e como está a marca que nos diz que os pneus têm data de validade. Afinal, se tem tantas coisas ali ao lado, também tem que ter esta informação. Enfim, a gente acha isso logo após uma sigla, que vem do inglês, que é a DOT. Ela vem de “Department of Transportation”, dos Estados Unidos. Desse modo a data de vida útil do pneu está para sempre nesta marca na parte lateral dele. Se buscar esta marca no lado do pneu, vai achar bem fácil. Na foto deste texto a gente pode ver onde ele fica de forma mais fácil de achar.

Pouco depois da palavra DOT a gente vê alguns códigos. São eles que nos mostram que os pneus têm data de validade. Em seguida a gente tem uma marca que lembra uma lâmina em alto relevo. Ao mesmo tempo esta parte mostra quatro números. Quando nós os lemos, eles trazem a data que o pneu foi feito. Dessa forma estes quatro números trazem a semana e o ano que o pneu foi feito. De acordo com isso, quando o pneu traz a marca 0621 isso quer dizer que ele é da sexta semana do ano de 2021. Por outro lado, a gente pode errar a data ao ver lá o número 2021 e achar que só tem o ano. Ao contrário disso, ele mostra que a semana é a 20ª e o ano, sim, 2021. Ou seja, ele foi feito em maio de 2021.

Afinal, Como Funciona o Prazo de Validade dos Pneus?

Agora a gente já sabe que os pneus têm data de validade. Apesar disso este prazo não é tão fixo quanto se pode achar. Pelas regras dos fabricantes, a dica é que ele dure – e se use – até os 6 (seis) anos de idade. Depois que esse prazo passa, o pneu começa a gerar alguns problemas. Entre eles está o fato de ele perder sua aderência. De maneira idêntica suas laterais também não podem mais manter o carro seguro como antes. Finalmente temos o prazo máximo de uso do pneu, vendo sempre o seu estado, como 10 anos. Contudo a gente não deve passar muito dos 6 anos. Às vezes o pneu quase não foi usado, mas a idade chegou. Mesmo assim ele deve-se trocar o pneu. E isso mesmo que seja ainda novo ao nosso olhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *