Vai pegar a estrada? Então, lembre-se de fazer a revisão preventiva do carro para viajar. Tão bom quanto sair para viajar é poder chegar bem ao local que se quer. Pegar um longo trecho de ruas e vias pode durar mais tempo que o normal se não se olhar antes como está cada item do carro. Neste sentido a gente vai dar dicas de o que não pode ficar de fora na hora de rever se está tudo bem com o seu carro. Todavia isso não substitui uma ida a uma oficina que você já confia.
Saiba quais são os principais itens a serem revisados
Antes de tudo temos que fazer uma revisão preventiva do carro para viajar. O carro tem muitas “coisas” que fazem diferença na hora de uma boa viagem. Por vezes a gente fica sem saber o que o mecânico quis dizer quando cita uma ou outra coisa que tem que trocar. Igualmente quando ele mostra um líquido e diz que já “venceu” ou que está muito baixo. Portanto é bom ter uma lista para não deixar nada de fora na hora de rever o carro. Tanto os itens mais simples quanto a todos os demais, pois todos fazem grande diferença na hora que se está na pista, já que podem te fazer ficar no meio do caminho. Afinal isso não seria nada bom. Assim, com uma lista em mãos, fica bem mais simples saber o que olhar antes de sair de casa.
Portanto, vamos ver a lista a seguir para se ter um guia à mão sobre o que mais olhar. Além disso, rever estes itens no carro de tempos em tempos garante um carro confiável o tempo todo.
Guia para Revisão Preventiva do Carro para Viajar
- Documentos – se estão em dia e à mão
- Pneus – calibrar, ver o estado geral deles, o friso, a banda, etc.
- Líquido do radiador – se está no nível, na cor
- Fluído do freio – se está no nível, na data de validade
- Óleo do Motor – prazo e nível
- Pastilhas de freio – se ainda está boa
- Alinhamento das rodas – se o carro segue reto em piso plano
- Balanceamento – se o carro treme quando corre
- Suspensão – ver se os amortecedores e molas estão bons
- Vidros – ver se está quebrado
- Palheta do limpador
- Água do esguicho do vidro
- Bateria – ver se está dentro do prazo de, pelo menos, até dois anos
- Faróis – ver se está quebrado
- Lanternas – ver se está quebrado
- Lâmpadas – testar e ver se estão todas boas
- Chave de roda
- Macaco
- Estepe – ver o estado geral dele
- Cintos de segurança – ver se estão todos bons
- Chaves de Fenda e de Philips – o ideal é levar uma pequena e uma média de cada
- Alicate
Entendendo a Lista da Revisão Preventiva do Carro para Viajar
Desde já a gente vê que a lista não é tão simples para se rever. Em suma a gente já sabe que tem que ter uma revisão preventiva do carro para viajar. Assim sendo, o melhor a fazer é buscar uma oficina para fazer uma revisão no seu carro antes de sair de casa. Ao contrário do que se vê em outras listas, os dois itens do final também fazem falta. Às vezes a gente para por um problema e acha ajuda, mas não tem estes itens. Então, tê-los à mão torna tudo mais fácil nestas horas. Há um dito entre os caminhoneiros que diz que “quem não tem uma chave de fenda e um alicate não merece ter ajuda na estrada”. Desse modo a gente incluiu ambos em nossa lista. Afinal, ficar na rua por causa de uma coisa simples como essa não é nada bom, não é mesmo?
Uma lista dentro da lista
À primeira vista, fazer uma revisão preventiva do carro para viajar pode não ser tão simples. Todavia a gente tem itens que são mais fáceis de se ver. Assim sendo podemos fazer uma “lista dentro da lista” para olhar em casa mesmo, antes de sair. Desta forma vamos ter um carro com segurança, mesmo tendo menos coisas. De antemão a gente tem que ter em mente que já reviu todos os outros itens há pouco tempo atrás. Ou seja, a revisão foi feita dentro de um prazo ainda curto. Sob este mesmo ponto de vista não temos que rever todos os itens cada vez que vamos pegar a estrada. Alguns itens duram mais que outros. Assim como uns “queimam” com o uso, ou mesmo sem usar, como é o caso das lâmpadas. Desde que a gente lembre destas coisas, pode ter uma lista menor.
Resumo da lista para rever antes de viajar
- Documentos
- Pneus
- Óleo do motor
- Freios
- Fluídos
- Chave de roda
- Macaco
- Lâmpadas
Agora a gente tem uma lista bem menor. Isto torna mais fácil e mais rápido sua saída. Desde que você se lembre de olhar cada item no prazo certo de revisão, pode ficar só com esta para cada vez que sair. Todavia não pode deixar nenhum destes itens de fora. Além disso tudo que a gente mostrou acima, você tem que ver se tem dinheiro para bancar sua ida e sua volta e alguns casos que podem ter na viagem. Sob este mesmo ponto de vista, a vida de hoje também pede que se leve um carregador para celular. Em conclusão, se você lembrar de olhar cada um destes itens, está pronto para ter uma viagem super feliz em suas férias. Boa viagem!