Ar-condicionado automotivo: dicas de consumo e mais

Ar-condicionado automotivo: dicas de consumo e mais


Para durar bem o ar-condicionado automotivo há várias dicas que tornam melhor o seu uso. Apenas seguir estas dicas pode gerar um consumo bem menor para o tanque do seu carro e para o seu bolso. Assim temos pontos para economia, limpeza, manutenção e para saber melhor como é esta parte que gera tanto conforto para nós. Logo de partida temos a questão da revisão que deve ser feita. Depois que fizer isso, há forma sempre de se usar e ter o melhor que ele pode lhe dar para um dia mais fresco em meio a nosso verão super quente. Bem como fazer com que suas partes possam durar mais e gastar menos com trocas de peças.

Ar-condicionado automotivo: Dicas de Consumo

Antes de tudo é bom saber que o ar-condicionado, após estas dicas, vai gastar menos. Principalmente porque a forma de usar pode gelar bem o seu carro. Todavia gelar bem tem que ser junto com a saúde de quem viaja contigo. Assim como a sua saúde também tem que ficar em dia. Sempre que a gente fala em um lugar mais fresco, tem que lembrar que vai ter que sair do carro. Nesse sentido, tem que evitar o choque térmico. Dessa forma obter um lugar mais fresco não é o mesmo que gelar ao máximo que puder. Ou seja, há uma temperatura que é boa para dar o conforto sem pôr a saúde em risco. Logo o botão para regular o ar-condicionado não tem que estar no máximo o tempo todo, mas pode baixar quando ficar fresco o bastante.

Quando a gente mantém o botão de regular fora do máximo, ele arma o sistema só quando fica mais quente do que se quer. Ao passo que é só a temperatura subir que ele volta a armar. Todas as vezes que o compressor se arma ele gera um peso extra para o motor do carro. Afinal é ele quem move esta peça. Desde que ele não tenha que fazer esta força o tempo todo, o seu bolso vai notar que o tanque dura muito mais. Os mesmos litros de gasolina te levam bem mais longe. Isso porque o motor não tem que puxar uma correia extra o tempo todo. Como o sistema é inteligente ele sabe quando é para ligar com base na temperatura de dentro do carro. Outra dica também é fechar bem todos os vidros, não abrir as portas sem precisar e não parar sob o sol.

Ar-condicionado automotivo: Dicas de limpeza

Esta parte é um pouco mais puxada que as outras. A princípio o melhor é levar a uma loja que tenha tudo que se precisa. Para isso eles têm máquinas próprias e técnicos. Todavia é bom saber o que deve – e pode – ser feito. Antes de mais nada a gente vai falar do filtro do evaporador. Este filtro tem que ser trocado de acordo com o uso que se faz do carro, das vias por onde se passa. Não há um tempo fixo para tal. Às vezes esta peça pode ter a culpa de você ficar doente. Ela pode reter fungos e bactérias. Desde já a dica é olhar a cada três meses e, se ficar sujo, trocar logo. Assim, manter o ar-condicionado e a saúde é a dica nesta parte. Todavia há mais coisa a fazer aqui. Tem que limpar os tubos também.

Agora é a parte que é melhor ser na oficina. Antes de ver outras coisas, eles vão ter que limpar os dutos. Para isso vão usar produtos como o R141B – um líquido que limpa todo o sistema – dentro deles. Em seguida vai ver se algum duto vaza óleo ou ar. Dessa forma vai em busca de manchas de óleo ou poeira presa neles por fora. Se achar essas marcas em algum lugar, vai trocar aquela parte. Se não, vai limpar os dutos. Pouco depois que o técnico olha o ar-condicionado a dica é ver a pressão. De antemão ele vai te mostrar (ou anotar) se o gás está bom. Caso a pressão não seja boa, ele vai trocar (trocar mesmo!) o gás por outro. A dica, aqui, é não completar, pois o novo pode ser de outra marca e a mistura gerar danos no sistema.

Outros pontos a verificar para o bom funcionamento

Para o ar-condicionado ficar melhor segue outra dica. Sempre que se olha por baixo do carro, junto à roda da frente, a gente vê uma capa para a água não bater no compressor, que pode ficar à vista por ali. Assim que, se a água da chuva bater muito pode gerar danos nesta peça. Neste sentido a maior parte dos carros tem uma capa para proteger esta peça. No entanto, em alguns, não há. Para estes casos em que tem a proteção, sempre é bom olhar se ela está quebrada. Se ela quebrar ou partir, tem que fazer a troca o quanto antes. Sobretudo porque a água da chuva, que o pneu pode jogar nela, pode queimar o compressor e suas peças. Por último, olhar a correia também. Ela não pode ter rachas, mas tem que estar lisa.

Com estas dicas você não vai ficar de cabeça quente por causa do seu ar-condicionado.

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