O Pneu do Carro

O Pneu do Carro

O pneu do carro é, talvez, a peça mais importante na hora de se sentir seguro. Todavia nem sempre damos a ele o valor certo. Ao contrário, a gente só lembra dele quando fura ou está vazio e alguém nos mostra. Similarmente quando ele não “gruda” mais no chão na hora de subir uma rua mais alta. Talvez quando chove muito e vamos pegar um longo trecho de estrada a gente lembre. Mas, no geral, a gente sequer lembra de que temos que encher o pneu de tempos em tempos. Bem como não temos muito claro a hora de fazer a troca desta peça. Mas ele também tem um prazo de vida útil que não deve ficar de lado. Afinal, é preciso confiar no carro como um todo na hora da viagem.

Marcas que tem o Pneu do Carro

O pneu do carro vem com várias marcas ao seu redor. No entanto cada uma tem uma função própria e o seu valor. Assim todas tem que ser vistas com cuidado para nunca faltar na hora de uma revisão. Em princípio todos sabem que o friso tem que ser visto. Ele é quem torna o carro apto a ficar firme na pista nas ruas que a gente passa. Similarmente a gente olha a banda do lado do pneu para ver se tem “ovos”. Mas além disso não temos a mania de ver. Todavia ele tem uma marca muito importante, que é o peso que pode suportar. Um pneu não pode rodar em qualquer carro. Apenas nos casos para o qual foi feito e no limite que tem em suas marcas.

Desde já temos que saber que os sulcos tem que ter um tamanho a partir de 1,5mm. Quando novo ele vem com cerca de 5,0mm ou mais. No entanto, por ficar sempre em contato com o solo, acaba por gastar esta parte mais que as outras. Assim esta é a que acaba antes de todas. E ele não pode mais grudar o carro no chão. Principalmente em dias de chuvas. Nesse sentido ele tem uma marca muito importante entre os frisos. Seu nome é dado pela sigla TWI. Sua função é mostrar quando o “piso” está no seu limite de uso. Ele é mais fundo que a banda de rodagem. Todavia quando fica o TWI fica raso, na mesma linha do piso, é hora de trocar o pneu do carro.

A Segurança sobre o Pneu do carro

Contudo não basta olhar a banda do piso para saber se o pneu ainda pode rodar. Temos que ver, também, as outras partes dele. Então, para isso, temos que saber quem são elas. De antemão ele possui 6 partes. Cada uma delas tem uma função própria. Dessa forma dá até para pensar que são várias partes juntas. Porém é bom saber que o pneu é feito de uma só peça. Mas que passa por vários processos e “junção” de partes. Assim como é bom saber de que ele é feito. Quando mais a gente sabe sobre ele, melhor para nós e para nosso carro. Bem como para nossos bolsos. Pois a gente passa a saber como não gastar mais sem necessidade.

Saiba quais são as partes do Pneu

O pneu é uma peça única. Todavia vamos ver parte a parte para melhor saber melhor sobre ele. Assim, vamos ver a lista a seguir:

  • Banda de Rodagem (ou Piso)
  • Cintas Estabilizadoras
  • Carcaça
  • Estanque
  • Talões
  • Ombro
  • Lateral

A função básica de cada parte

O pneu do carro faz mais do que manter o carro na pista. Nesse sentido temos o peso do carro, o tirar o treme-treme dos buracos nas vias, entre outras. Assim o pneu também faz sua parte na hora de dar mais conforto às pessoas dentro dele. Sua vida também está sobre eles quando dentro de um carro. Por exemplo nas curvas, onde é ele que mantém o carro longe do perigo de virar. Isso se dá pelo fato de a banda do lado ser capaz de não se romper com o peso extra da pressão maior no lado de fora da curva. A força extra da inércia é maior no lado de fora nesta hora. Logo são partes que jamais podem ficar de lado na hora de fazer uma vistoria. Então vamos ver um pouco mais sobre cada uma destas partes a partir do piso.

Em suma temos a banda de rodagem que é o que mantém o carro no chão. Também se chama de piso do pneu. Em seguida temos as cintas estabilizadoras. São feitas com fios de aço também. São parte da estrutura e mantém o “piso” do pneu mais reto. Neste mesmo sentido a carcaça é o pneu em si, sua estrutura geral. Logo depois vem o estanque, que é a parte de dentro. Ainda mais temos os talões, feitos fios de aço para fixar melhor o pneu na roda. Ainda há a lateral do pneu, com as marcas e a altura entre a roda e o solo. Por fim temos os ombros, ao lado do pneu, na ponta, que age nas curvas. Este liga a lateral aos ombros. Estas são as funções das partes do pneu.

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